O que é marca?
A marca é um dos elementos mais importantes para a identificação de qualquer empresa. É por meio dela que as companhias conquistam a confiança por parte dos clientes e consumidores.
Além disso, a marca diferencia o seu negócio ou o seu produto de negócios e produtos distintos. Assim, também permite com que os clientes percebam de quem estão comprando ou contratando um serviço.
Registro de Marca: qual a finalidade?
De acordo com o Instituto Nacional da Propriedade Industrial – INPI, o registro de uma marca assegura o uso exclusivo dela por uma única pessoa física ou jurídica em território nacional.
Sendo assim, a marca registrada dá ao titular o direito de uso da marca pelo período de dez anos, contados a partir da data de concessão.
A cada 10 anos, o registro pode ser prorrogado sucessiva e indefinidamente, de modo que, com a renovação, a duração da validade da marca seja perpétua.
Quais tipos de marcas existem atualmente?
A proteção da sua marca começa pela escolha do tipo de marca, considerando que existem quatro tipos, basicamente. São elas:
Marca Nominativa
É um dos tipos de marcas mais comuns, sendo constituída por uma ou mais palavras. Protegendo apenas o nome da marca, a marca nominativa também pode ser desenvolvida com combinações de letras e números ou com neologismos.
Por não haver nenhum elemento visual, a marca nominativa precisa ter como principal característica a distinção de toda e qualquer palavra que possa se apresentar similar, o que interferiria na identificação da marca.
Marca Figurativa
É um estilo de marca mais robusto, com combinação de imagens, incluindo símbolos e desenhos.
A marca figurativa protege apenas o logotipo e não o nome em si. Mas tem a vantagem de proteger sua empresa contra outra companhia que pretende utilizar um logotipo semelhante.
Marca Mista
Normalmente é um tipo de marca que abrange a combinação de nomes (letras e números) e imagens. Ou combina elementos nominativos com grafia estilizada.
Essa marca protege tanto o nome quanto o logotipo, aumentando a distintividade da marca.
Marca Tridimensional
É usada em embalagens, sendo constituída por forma plástica, individualizando os produtos nos quais a marca tridimensional é aplicada.
A marca pode caducar?
Independentemente da escolha do tipo que marca que deseja registrar no INPI, saiba que a inatividade do uso dela poderá fazer com que seja arquivada.
Isso pode acontecer após alguns anos sem uso. Não há um período específico para o arquivamento da marca. Afinal, para isso ocorrer, é necessário que uma pessoa dê entrada a um procedimento administrativo de caducidade.
No caso de uma marca mista, por exemplo, em que o logotipo foi modificado, mas não houve alteração no registro, a marca antiga poderá ser invalidada pelo INPI.
Daí a importância de registrar toda e qualquer nova atualização na sua marca, seja por questões de mudanças de nome ou alterações de elementos visuais.
Agora, se você precisa realizar o registro de marca, mas não tem tempo de lidar com todo o processo, deixe que a Climb cuide disso para sua empresa!