Quando você cria uma uma marca para o seu produto ou para identificar a sua empresa ou os serviços que você presta, você só se torna “dono” dela se fizer o registro no INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial). Enquanto esse registro não é feito, você é apenas um usuário dessa marca.
A marca não é sua, ainda que você tenha criado.
Corro riscos se não registrar minha marca?
Se você criou uma marca para o seu produto ou empresa e não fez o registro, pode ser que, neste exato momento, alguma outra pessoa (até mesmo um concorrente!) esteja planejando fazer o registro desse nome no INPI.
Deixar o pedido de registro pra depois pode custar caro, pois se alguém iniciar o processo de registro antes de você, a preferência passa a ser dessa outra pessoa, ainda que você utilize a marca há mais tempo.
Caso a marca seja registrada, você pode ser obrigado a parar de usá-la e ter que começar de novo tudo do zero: novo nome, logotipo, site, fachada, publicidade, redes sociais…
Quais são os benefícios do registro?
Além de evitar todos esses riscos e problemas, o registro torna você legalmente o dono da marca.
Ter a prioridade faz com que você seja a única pessoa no Brasil autorizada a usar essa marca em seu ramo de atuação, te possibilitando, inclusive, impedir outras pessoas de usarem nomes muito parecidos.
Além disso, o registro proporciona tranquilidade.
Tranquilidade de investir tempo e dinheiro em algo que você sabe que é seu, e a tranquilidade de que ninguém vai poder te impedir de usar a sua própria marca.
Quanto custa registrar minha marca?
Dizem que tranquilidade e paz de espírito não têm preço, mas o registro de marca, que pode te proporcionar tudo isso, tem preço e é muito menor do que muita gente pensa.
O registro de marca é um verdadeiro seguro, que protege todo o investimento que você já fez e pretende fazer em sua marca.
E o melhor de tudo: é um investimento único para que sua marca fique registrada pelo prazo de 10 anos!
E você, já registrou a sua?
O registro de marca não é apenas recomendado, mas necessário para todo empreendedor que tem uma marca, seja em um negócio físico ou (principalmente) em um negócio online.
Mais do que garantir exclusividade, segurança e credibilidade para a sua marca, o registro evita perder tudo aquilo que você já construiu com esse nome, te dando a tranquilidade de trabalhar e investir em algo que é realmente seu.
Se ainda não registrou sua marca, entre já em contato com o nosso time de especialistas e ganhe uma consultoria gratuita sobre a viabilidade de registro de sua marca!
Esse texto pode ser útil para alguém que você conhece? Compartilhe através de suas redes sociais!